Nós somos as crianças de ontem, quem serão as crianças de amanhã?

No dia 12 de outubro, comemoram-se várias datas, dentre elas o dia de Nossa Senhora Aparecida, a santa padroeira do Brasil, que mobiliza milhares de fiéis no maior país católico do mundo. Também comemora-se o dia do descobrimento da América, embora quase ninguém saiba, considero de relevância, digno de reflexões a respeito da importância deste fato e suas consequências… Mas sem dúvidas, a maior comemoração se deve ao dia das crianças! Sim, é importante comemorar, presentear e fazer felizes mais que de costume as crianças pelo dia em que é de sua homenagem. Mas a data deve ser além de alegrias, um suspiro pelas crianças que são injustiçadas, pois o dia não é somente das crianças felizes em seus lares, mas sim, o dia de todas as crianças.

A personalidade de uma pessoa é formada nos seus primeiros anos de vida, mais precisamente nos seus primeiros 7 anos. Muitos pais desconhecem essa informação, imaginam que seu filho de 2 anos de idade não entende nem raciocina a respeito dos fatos que acontecem ao seu redor, dando a eles a liberdade de agir indiferente à criança, como se ela fosse, literalmente, um zero a esquerda, que só precisa de cuidados para sobreviver, como se fosse um animal irracional, como o cachorro da família… Assim, fica subtendido para estes pais, que a educação só deve ser passada aos filhos quando estes já estão cientes da realidade em que vivem, infelizmente isso só acontece quando a personalidade da criança já esta praticamente formada.

Não existe um manual contendo a fórmula correta de se criar um filho, e cada um o faz da sua própria maneira, mas é fundamental que aqueles que são responsáveis pela criança saibam que seus comportamentos influenciam direta e indiretamente na formação desta. Talvez a atitude mais nobre dos pais seria, a partir do momento da confirmação da gravidez da mulher, avaliar seus hábitos. Qualquer pessoa que faça uma auto-análise encontrará pontos negativos ou desfavoráveis que devem ser revistos, mas muitas vezes isso não é de sua vontade. Muitos fumantes são completamente cientes do males do tabagismo, e embora saibam que o ato de fumar é de extremo prejuízo às suas saúdes, não se importam em continuar com o vício, pois assim o fazem porque gostam. Mas no contexto aqui abordado, a auto-análise não é somente de interesse pessoal, é um levantamento de dados que influenciarão positiva e negativamente a criança que esta por vir. Então, se trata de algo que envolve terceiros, e eu iria mais longe, e diria que envolve uma situação onde ocorre impacto direto sobre uma pessoa indefesa, podendo afeta-la negativamente, causando traumas emocionais que poderão acompanha-la por toda a vida. Portanto, a partir do resultado de uma análise pessoal, feita em futuros pais como mencionado a cima, estes deveriam avaliar seus hábitos não somente pelo ponto de vista pessoal, mas sim pela vida que está por vir e que os terá como maior exemplo!

Se a gravidez foi planejada ou se foi um simples acidente, isso não é de interesse da criança. Assim como não importa como foi a gravidez de sua mãe, o que importa é que ela o gerou e por isso você esta aqui agora. Tudo o que nos cerca, todas as coisas materiais e imateriais, todos os pensamentos e toda filosofia, toda ciência e toda fé, tudo que possa ser concebido por nossa mente, assim como todas as teorias que aqui proponho, são parte de uma única coisa, que se chama vida! A vida é a razão de tudo que existe, se não existisse a vida, não poderíamos cogitar o simples fato de pensar sobre isso. E a vida começa no útero de uma mulher, de uma mãe. E se tratando de nós seres-humanos, podemos planejar o início de tudo isso! A vida se fez presente, e veio ao mundo mais uma criança, e cabe aos responsáveis por ela fazer valer a pena àquela vida.

Eu poderia citar dados estatísticos que mostram números alarmantes sobre a juventude no Brasil e no mundo, e propor soluções, assim como instigar novas propostas, mas isso tudo esta disponível para qualquer pessoa que faça uma breve pesquisa na internet. A solução para um mundo melhor para todas a crianças, assim como para todas as pessoas e para o planeta em si, está nas futuras gerações. Nós lançamos as idéias, elas vão sendo amadurecidas, assim como fizemos com idéias lançadas no passado. Mas a única forma de fazer se tornar realidade todas as boa idéias, é um senso comum que traga benefícios para a sociedade, compartilhado por todo o mundo. Já existem diversos grupos e organizações que desempenham este papel, mas o mundo anda doente demais para compartilhar o bom senso. Investir na educação de nossas crianças e incentiva-las à fazer o bem e agir da forma mais sensata em todos os aspectos da vida, levando sempre em consideração a natureza e os demais, é o princípio de toda a mudança. Mobilizações mundiais em prol de ideais que proporcionem um melhor convívio entre os homens é o caminho para a igualdade social. As futuras gerações tem as ferramentas para compartilhar idéias e fazer as maiores revoluções que o mundo já viu. Cabe à elas saberem usar tudo que tem em mãos, e para isso, é preciso investir em educação! A educação é a base de tudo, e sempre será! É impossível acabar com toda miséria que hoje existe, e levar um mínimo de conforto(saúde, educação, lazer) para todas as crianças da noite para o dia, mas é possível fazer isso no futuro, e as crianças de hoje serão a  salvação das crianças de amanhã.

Por isso devemos hoje celebrar à vida, e homenagear todas as crianças. Que elas sejam felizes e descubram da melhor forma possível o mundo ao qual vieram.

As crianças são as sementes da nova era! E com as palavras de Mahatma Gandhi eu vos convido a refletir a respeito de como tratamos nossas crianças: “Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s